Saturday, August 27, 2011

Reed Pen / Cálamo






   Tenho usado os foruns de artes na internet para discutir sobre os meus trabalhos e os dos outros e tenho conhecido materiais aos quais nunca tinha reparado ou não tinha pensado em usar. O último foi o cálamo, uma caneta feita de bamboo que funciona como uma espécie de aparo mas menos controlável (ou eu ainda não descobri a forma de controlar melhor). Bem, experimentei e tentei adequar a um projecto sobre os cafés do Chiado que vai haver para o mês que vem. Nunca tinha feito este tipo de desenho mas acho que vou desenvolver um pouco mais para ver se funciona.

----

   I've been using some forums here on the web to find out different opinions about my work. This made me aware of some materials I didn't know about or I didn't think about using. The last one was the Bamboo Reed Pen which is similar to the Dip Pen but more difficult to work with (or I don't know how to use it yet). I tried it, did several drawings to study the composition and I ended up with this drawing. I've never done something like this before but I somehow like it and I think I'll develop it a bit more.







4 comments:

Luis Filipe Gomes said...

No dia 6 de Setembro publiquei um boneco chamado "doi-me a mão da caninha". a caninha é o que chamamos caneta, só que o material é mesmo a cana. O boneco é complexo não está terminado e não quero falar mais dele; só o referi devido à coincidência.
Já vi marroquinos, mas também palestinianos, afiarem uma cana normal e tornarem-na num aparo (o nome vem de aparar, cortar com lâmina uma destas canas).
Isto tudo para te agradecer a tua publicação, e para enaltecer essa tua qualidade didática de explicar e mostrar técnicas e materiais. Muito me encanta a tua generosidade quando a lei reinante é "fazer caixinha" e guardar segredos.

Patrícia said...

Mais um excelente trabalho! É um gosto passar por aqui e ver estas maravilhas...:)

miGuel pesTana said...

ADORO!!! GENIAL!!

Anonymous said...

É UM GOSTO ADMIRAR OS TRABALHOS
DESTA ARTISTA E CONSTATAR A FOR-
MA COMO ELA LIDA,COM OS MAIS DI-
VERSIFICADOS MATERIAIS E VARIEGA-
DAS TÉCNICAS.
DEVE SEGUIR EM FRENTE,POIS ESTÁ
DE PARABÉNS,FELICIDADES PARA
SUA CARREIRA ARTÍSTICA.
ANTÓNIO VINHA
(ARTISTA PLÁSTICO)
MEUEMAIL:antoniovinha21@gmail.com