Friday, October 16, 2009

India Ink Drawings / Desenhos a tinta-da-china













India ink and brush on paper / Tinta-da-china (nanquim) e pincel sobre papel 


I bought a second water brush just for India Ink just like Sara Simões had told me to do some time ago. It is worth it. This way I'm able to draw with brushes everywhere!

* * *

Comprei um segundo pincel de água para poder usá-lo com tinta-da-china (nanquim no Brasil) tal como a Sara Simões me tinha dito para fazer há uns tempos atrás. Vale a pena para poder desenhar a pincel em todo o lado!

6 comments:

Luis Filipe Gomes said...

Gosto muito.
Podias experimentar o pincel chinês. A posição da mão é
diferente. Toda a mão se ergue do papel. O dedo indicador fica para cima segurando o pincel na vertical contra o polegar, e o dedo mindinho que fica para baixo é o único próximo do papel.
A linha ganha diferente intensidade e o traço mais fino passa a mancha no mesmo movimento.
Outra experiência:na casa Varela da R. da Rosa eles tinham uns pínceis finos e de pelo comprido designados por pinceis de letras que sendo menos versáteis permitem a mesma expressividade dentro da variedade do traço fino e sem a necessidade do trabalho inicial mais rápido que o pincel chinês obriga por carregar uma grande bolsa de tinta. Uso-os também para azulejo.
Espero não te aborrecer com a conversa técnica o mais certo é teres já experimentado tudo isso. Poderá servir para outros acho eu.
Luís

CatarinaGarcia said...

Olá Luís!
Muito obrigada pelas dicas!
O pincel chinês já usei muitas vezes e é mesmo dos meus preferidos (não sei se exactamente nessa posição que dizes mas vou ver na próxima vez que usar), o outro que falas nunca ouvi falar. Vou comprar quando passar por lá, já que gosto muito de explorar o traço fino.
Grazie mille!!

hfm said...

Gostei muito especialmente o da dança.

CatarinaGarcia said...

Muito obrigada Helena!

Ana said...

Adorei o teu blog. Estudo arquitectura na FAL e amei os teus diários gráficos. Continuação de excelente trabalho, PARABENS!

Catarina Garcia said...

Obrigada Ana!