Serigrafia

Finalmente tive o prazer de experimentar esta técnica de gravura. Peguei nas minhas pinturas (que ainda não meti aqui pois ainda não tenho boas fotografias), e sintetizei-as para experimentar fazê-las em serigrafia. Apesar do enorme trabalho que dá (cada ecran uma cor), podemos imprimir mais facilmente que as outras técnicas da gravura que já experimentei. Depois do curso espero conseguir arranjar algo para fazer isto em casa (dizem que é possível).

Aqui está o que tenho estado a fazer, ainda não estão terminadas e vou experimentar ainda diferentes manchas para o desenho base.




Comments

claras manhãs said…
Prefiro o preto e branco, parece-me que as figuras não pse perdem tanto
mas é só a opinião de uma leiga

Beijinho
Catarina Garcia said…
A grande diferença entre a serigrafia e as outras técnicas da gravura tem a ver com o facto de se aplicar um processo a partir da luz. Dá-nos a vantagem de poder fazer o desenho base no ecran a partir de acetato/papel vegetal dando mais possibilidade a usar cor sem tanto trabalho de criar uma nova matriz como na xilogravura, aguatinta, água-forte, etc.
Daí ver-se mais a serigrafia à base de cor do que as outras técnicas da gravura.
Nestas duas sergirafias, as minhas primeiras experiências e que ainda não acabei, optei por utilizar um desenho à base de linha no primeiro ecran a preto e utilizar a mancha para o unificar compondo-o. Daí, no próximo ecran que fizer, vou utilizar a mesma cor, não opaca mas sim um pouco transparente, para alguns pontos da imagem que ainda se encontram um pouco soltos em termos de composição só com uma mancha. Estava a pensar usar outra cor quando comecei mas acho que vai ter mais sentido assim.
Obrigada,
Catarina

Popular Posts