First time with Scientific Illustration / Desenho Científico







I finally have time to dabble on this “scientific illustration” subject. I finished some work with the graphite and India ink techniques and soon I will start with watercolor. In my opinion, it is a very technical type of drawing and has a lower degree of creativity compared to other works that are not so stuck to being realistic. However, due to the amount of time that one must commit to this type of work, our thoughts around the work develops in a different way, specially in the compositional part, resulting in a more controlled result. Also, due to the slow pace rhythm to draw, my way to use this technique evolved in an impressive manner. I'm also starting to use a watermark at my artwork photos, I apologize but it's better this way because it is a way to protect our work ..

 ---

Só agora estou a ter disponibilidade para desenvolver esta cadeira de desenho científico. Acabei há pouco os trabalhos da técnica da grafite e de tinta-da-china e em breve vou começar a aguarela.
Na minha opinião é um desenho muito técnico e com um grau de criatividade menor do que outros trabalhos que não estão tão presos à realidade. No entanto, devido à quantidade de tempo que se tem que dedicar a um trabalho destes, desenvolve-se de uma forma diferente o pensamento à volta do trabalho ( na parte compositiva por exemplo ) e a técnica evolui de uma forma notória.




Vou recomeçar a meter o meu nome nas imagens que faço, peço desculpa mas é melhor assim, pois é uma forma de protegermos o nosso trabalho..

Comments

Catarina continuas a surpreender-me positivamente.
Não só deves proteger o teu trabalho como também assegurar os teus direitos no caso de cópia não autorizada. Tens de falar com outros desenhadores que estejam profissionalizados.
Catarina said…
Está tao realista!!Adorei, o primeiro está mesmo soberbo ^^

Parabens, continua, fiquei mesmo maravilhada :)
Catarina Garcia said…
Bom dia Luís,
tenho alguma noção dos direitos de autor, se bem que para ilustração ainda n tenho muita noção dos preços já que parece que é tudo a querer tirar o máximo possível ao artista. O mercado está minado de designers a tentar seguir por essa área :|
Esses direitos que falas aposto que têm muita burocracia pelo meio, por enquanto ainda não tive problemas com isso (q saiba), se bem que ja me pediram para utilizar imagens.

Catarina,
Quanto ao trabalho, não é assim tão difícil de fazer quanto pode parecer. O mais importante é ter uma boa destreza na mão e teres uma boa noção de claro-escuro.
Ao longo das aulas de ilustração cientifica vim a perceber que a fotografia é quase sempre utilizada nesta área. Neste caso foi utilizada uma folha de poliester como base(q ja n se vê mt a venda, so na quadrimovel e fernandes), q é tipo vegetal mas feito de plástico. Mandámos vir bicos de aparo do estrangeiro, já que cá nem se vendem, com o tamanho mais fininho que há (nib 102 e 104).
Dps escolhes uma boa imagem, metes por baixo do poliester e fazes pontinhos (stippling http://en.wikipedia.org/wiki/Stippling ) com o bico do aparo.
Dps qnd ja tiveres uma visao geral tiras a fotografia e ai é q é a parte mais dificil.. Tens q ter a tal noçao de claro-escuro para saberes como fazes uma boa sombra.
Por isso a parte do desenho à vista só é essencial para a ultima parte. Com a pratica e muita paciencia tb consegues :)

Se bem q so comecei nisto agr e provavelmente tenho erros, falo-te so do modo como fiz :)

Popular Posts