Workshop de Diários Gráficos - 1º dia

Na semana passada tive o prazer de fazer o Workshop de Diários Gráficos do CIEAM, com os fantásticos orientadores João Catarino e Richard Câmara. Foram cinco dias de trabalho intensivo, a desenhar pelas ruas da baixa de Lisboa, utilizando vários tipos de técnicas e de visão do desenho diferentes, cada dia uma. O primeiro dia teve a ver com a utilização da linha (com caneta preta) enquanto forma e contra-forma (contornos de silhueta e buracos) e também, no final do dia, desenhar sem olhar para o papel e com a mão oposta à que utilizamos para desenhar. fomos para os jardins da cidade. Seguem-se alguns exemplos:

Contornos de silhuetas:







Sem olhar para o papel:





Os buracos:


Adorei este primeiro dia, deu para fazer exercícios que gostei imenso, mais tarde vou meter alguns trabalhos dos restantes quatro dias :)

Comments

Devir said…
...E pronto.

O desenho nunca te abandonará. A arte estará sempre e para sempre lá para ti. Essa nunca te abandonará. Está em ti. És tu. O mais verdadeiro refúgio. E que linda que é. Que talento potento. Os teu traço, não só é o teu, como me passa a sensação de uma aquosa delicadeza mesmo nos momentos mais vorazes. Exacerba a violência. Um grito. Delicadamente violenta. Gostava muito. Gostei muito. O perfeito programa para um Domingo chuvoso de desenhos. Foi inspirador, foi esclarecedor, foi um sinal para começar a mostrar os meus desenhos. Muito obrigado pela tua partilha, simplicidade e humildade. Mas que tu tens o alimento dos deuses. Tens.

Beijinhos e até logo.
Catarina Garcia said…
Obrigada Devir pelo comentário e elogios!
Fico muito contente por teres ficado com vontade de mostrar os teus trabalhos. Afinal, porquê guardar para nós o que muitas vezes outros gostavam de ver?

Cumprimentos,
Catarina

Popular Posts