Friday, June 12, 2015

In progress / Em progresso



In progress.
I want to paint using the same thought process as the one I use for drawing. This is the main reason I started to do this kind of work again. I know it lost strength when it comes to the line work but that is my next goal to master after I finally understand how to get into the state of flow while focusing on color, movement and composition.

***

Em progresso.
Eu quero pintar usando o mesmo tipo de processo criativo que uso a desenhar à vista. O processo que usava antes para pintura era muito meditativo pois planeava tudo na cabeça - dava-me muitas dores de cabeça - até entender como fazer a composição mais equilibrada. Às vezes demorava o dobro do tempo a pensar que a fazer e isso estava-me a chatear muito e dar-me menos vontade de pintar.
Comecei a fazer de novo este tipo de pintura (fiz semelhante em 2006 mas devido a na altura não ter entendido que o que me cativava a fazer isto era a representação da figura humana segui outra linha que depois me bloqueou porque não era o que mais gostava e bla bla bla) porque agora entendi que fazendo assim consigo entrar no estado psicológico de flow mais facilmente, tal como acontece quase sempre quando desenho (à vista só - pois quando precisava de compor acontecia-me algo semelhante até entender certas coisas que estão agora aqui já desenvolvidas). No entanto, agora estou mais focada na cor, movimento e composição em vez do desenho; mas planeio introduzir melhor o desenho assim que tiver este processo mais desenvolvido pois sei que é o que dá mais força ao meu trabalho. Mas agora descobri que não é o desenho que mais me dá vontade de criar, é sim o vício de entrar no estado de flow! E funcionava melhor comigo no desenho devido à forma descontraida como o encarava. Comecei a pintar com telas ao colo e no chão e comecei a entrar lá mais facilmente também.

No comments: