Saturday, January 26, 2013

Drawing Self Portraits / Desenhos Auto-Retratos




I love to draw people so I use my own image to explore all kinds of ways to draw. And with myself, or with photographs, I feel free to do whatever I want with the faces. I'm not that free when I'm feeling observed by someone I'm not that fond of or evaluated.

***

Adoro desenhar pessoas. Uso então a minha própria imagem no espelho (e não sou egocentrica de todo) para explorar todas as formas de desenhar que me vêm à cabeça. Comigo mesma, ou com fotografias, consigo ser mais livre pois posso fazer o que quiser por instinto e sem qualquer tipo de simbolismo por detrás.
Não sou tão livre quando estou a ser observada por pessoas pelas quais não tenho qualquer ligação ou quando estou a ser avaliada e me sinto incomodada por isso. Bloqueio completamente e prejudica tudo o resto que estou a fazer ao mesmo tempo. Por isso não gosto muito de desenhar em grupos grandes; gosto mais de desenhar perto de pessoas com quem me sinto totalmente à vontade talvez por dar muito de mim ao trabalho e não ser claramente a pessoa mais confiante do mundo.
Decidi não fazer mais retratos deste género, mais experimentais, para mais ninguém que não conheça por isso mesmo (a não ser que seja algo que me interesse por outras razões): não quero associar aquilo que mais gosto de fazer com pensamentos negativos que me tirem o prazer de mais tarde querer desenhar aquilo que sempre gostei.

2 comments:

JASG said...

subscrevo inteiramente

Catarina Garcia said...

Obrigada Jasg pela compreensão!
Com o tempo aprendemos a ver as nossas limitações e a tentar adaptar as circunstâncias a esses mesmos limites.
O ano passado mostrou-me muitos desafios em termos psicológicos que ainda preciso de conquistar ou adaptar-me para ser mais eficiente.